sexta-feira, 18 de maio de 2012

Encontro com Teóricos

JOHANN HEINRICH PESTALOZZI



 Nasceu em Zurique, Suiça, em 1746 e faleceu em 1827.


APONTAMENTOS E DESTAQUES:

Podemos dizer que ele psicologizou a educação. Para ele só o amor tem a força salvadora que deflagra o processo de auto-educação. Seu entusiasmo obrigou governantes a se interessarem pela educação das crianças das classes desfavorecidas. A escola idealizada deveria ser não só uma extensão do lar, como inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto.
Organização da escola:
 . as turmas eram divididas em 3 turmas: menores de oito, oito e onze anos e onze aos dezoito;
. as atividades escolares duravam das 8h às 17h;
. duas tardes por semana eram livres para passeios;
. problemas disciplinares discutidos à noite (condenava coerção, recompensas e punições).

Segundo Pestalozzi, o professor é comparado ao jardineiro que providencia as condições propícias para o crescimento das plantas. Dizia: "A semente traz em si o projeto de uma árvore toda."


CONTRIBUIÇÕES DO AUTOR PARA A EDUCAÇÃO:

Contribuiu de maneira eficaz com a educação, pois abriu várias possibilidades de compreensão de como se aprende. Afirmava que o método deveria partir do conhecido para o novo e do concreto para o abstrato. O que importava não era tanto o conteúdo, mas o desenvolvimento das habilidades e dos valores. Acreditava que a educação é o único meio para o aperfeiçoamento individual e social.
Segundo ele, o objetivo final do aprendizado deveria ser uma formação tripla: intelectual, física e moral. E o método de estudo deveria reduzir-se a seus três elementos mais simples: som, forma e número. Só depois da percepção viria a linguagem.

"A criança era um ser puro, bom em sua essência e possuidor de uma natureza divina que deveria ser cultivada e descoberta para atingir a plenitude."(Pestalozzi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário